Release de Depois do Escuro

Depois do Escuro foi o primeiro curta metragem de Dirceu Lustosa como Diretor. Esta produção, filmada em Brasília no final de agosto de 1996 contou com elenco e mão de obra local, além da participação de Jorge Monclar, na Direção de Fotografia, e Rodrigo Santoro, como ator principal, ambos do Rio de Janeiro.

O filme fala, através de pequenas estórias, das paixões de um homem e uma mulher, que servem de metáfora para a magia e a fantasia proporcionadas pelo cinema. Com isso, é lançado um olhar sobre aquele espectador que entra de corpo e alma no que se propõe a ver, que se deixa envolver, e quem sabe até modificar os possíveis caminhos de sua vida ou de outras que ele queira viver. São esses então os que mais obtém do cinema o que ele tem de melhor para oferecer: vida e sonho.

Um dos desafios desta produção foi o de filmar no formato 35mm CinemaScope, formato muito pouco usado no Brasil naquele momento, que, com uma maior área de imagem que ocupa toda a tela do cinema, exige maiores cuidados com o enquadramento e a iluminação, a cargo de Jorge Monclar. Trabalho também decisivo para o resultado foi a direção de arte de Luiz Henrique, que conseguiu reconstituir, com cenários e figurinos, as épocas em que se passam alguns trechos do filme, como a Inglaterra medieval e a França dos anos 60. Tudo isso permeado com a trilha sonora de Cláudio Vinícius, que pode trabalhar com diferentes estilos musicais de épocas diferentes, resultado que foi premiado como Melhor Trilha Sonora no 29º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A primeira exibição pública de Depois do Escuro foi no dia 1 de novembro, apenas dois dias após ficar pronto, durante o 29º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde ganhou dois prêmios: Melhor Edição de Som e Melhor trilha Sonora.

Participou do 20º Guarnicê de Cine e Vídeo em São Luís, onde levou os principais prêmios (Melhor Argumento, Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Filme), teve também uma exibição durante o festival de Gramado 1997 na condição de "Hors Concours". Participou da Mostra Internacional de Curtas de São Paulo e foi lançado no circuito comercial na cidade de Porto Alegre, onde participou do programa "Curta nas Telas". Continuando as exibições, participou da Jornada Internacional da Bahia, foi exibido em Goiânia e participou do Festival de Vitória. Em dezembro participou da seleção oficial no Festival Internacional de Havana - Cuba e teve uma exibição como convidado no encerramento do Festival de Matanzas, também em Cuba. Já em 98, foi exibido como filme convidado durante o II Festival de Cinema de Recife, e também foi convidado para compor a mostra “Curtas Premiados”, Última Safra, 2ª Edição, organizada pelo DECINE/Funarte, que percorreu o país durante todo o ano de 98.

Conseguiu, ainda no ano de 1998, um inédito acordo de exibição do curta Depois do Escuro com a Rede Severiano Ribeiro, e teve seu curta exibido durante duas semanas em todas as sessões de um filme estrangeiro no circuito comercial. No final do ano, produziu uma versão em DVD de Depois do Escuro, um dos primeiros filmes Brasileiros em DVD e com certeza o primeiro curta.

Aconteceram ainda várias exibições especiais de Depois do Escuro em mostras e eventos no ano de 1999 e 2000, que totalizaram um público de mais de 40.000 pessoas para esse curta.

Uma rápida biografia da equipe:

Dirceu Lustosa - Estreou na Direção em 35mm com Depois do Escuro. Em 1999 dirigiu "Um Sonho de Ícaro", em 2001 dirigiu "Afeto" (ambos 16mm). Em 2003 dirigiu Quem é?, 35mm, e recentemente “Sob o Encanto da Luz”, 2005, 35mm.

Jorge Monclar - Diretor de Fotografia com larga experiência nos seus 30 anos de cinema. Extenso currículo; Prêmio de Melhor Fotografia Curta Metragem em Gramado 1995, com "Jogos".

Cláudio Vinícius - Músico Compositor também responsável pela trilha sonora premiada do longa metragem Louco por Cinema no Festival de Brasília 1994 e de inúmeros vídeos, inclusive de ballets e peças de teatro.

Rodrigo Santoro - Participou de novelas e mini-séries na Rede Globo e alguns filmes premiados, como "O Bicho de 7 cabeças" de Lais Bodanski e Abril Despedaçado, de Walter Salles, e ainda "As Panteras - 2", “Simplesmente Amor”, e “300”, produções estrangeiras. Também integra o elenco do seriado LOST, uma produção para TV americana com visibilidade mundial. Estreou no cinema com Depois do Escuro.

Clarice Cardell - Atriz com muita experiência em teatro e bastante ativa no meio teatral Brasiliense. Em 1996 encenou peça de sua autoria em Evento Internacional em Nova Iorque. Já participou de vários filmes realizados em Brasília. Hoje trabalha com teatro na Espanha.

Luiz Henrique - Diretor de Arte e Cenógrafo conhecido na cidade, fez cenografia no longa "A TV Que Virou Estrela", ass. de Direção de Arte no longa "Doces Poderes" e Direção de Arte no curta "Athos".

Filme Sob o Encanto da Luz . Filme Quem é? . Filme Um Sonho de Ícaro . Quadro a Quadro Finalização