a idéia     o diretor     o elenco     fotografia e efeitos     produção     equipe     apoio
   A Fotografia

   Em uma estória contada apenas por imagens, já que um filme debaixo d'água não tem diálogos, a fotografia tem que desempenhar um papel determinante, criando as atmosferas particulares de cada cena, como os mistérios, o profundo, a magia, o romance, o perigo, o desafio.

   Em virtude dos sets de filmagem estarem até 30 minutos de caminhada do local mais próximo onde um carro poderia chegar, o uso de luz elétrica não seria viável neste projeto.

   Só restava então a opção de trabalhar a luz natural a favor da dramaturgia do filme. Para isso acompanhei durante quase um ano a trajetória do sol no céu e suas conseqüências nas luzes e sombras dentro de cada cachoeira e rio utilizados nas filmagens.


   Efeitos: ilusão

   Em determinados momentos do filme, para realçar a magia das cenas, fiz uso de efeitos de ilusão ótica, simples de realizar, mas com grande impacto visual. Não existem efeitos de trucagem no filme, tudo que se vê de fato aconteceu na frente da câmera. As ilusões criadas pela simples inversão vertical da câmera associada ao nado invertido dos atores permitiu a invenção de um mundo mágico, como se existisse um rio debaixo do rio. O resultado impressiona as pessoas que assistem o filme.

"Dirceu Lustosa"



Filme Depois do Escuro  -   Filme Quem é?  -   Filme Um Sonho de Ícaro  -   Quadro a Quadro Finalização